Histórico

O projecto “Artesanato em Rede” nasceu em 1999 resultado de um processo de cooperação transnacional entre Portugal e Espanha, concebido e desenvolvido pela Dueceira-ELOZ em parceria com as Associações de Desenvolvimento congéneres ADICES, com sede em Santa Comba Dão e Montañas del Teleno, com sede em Astorga, León, no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária LEADER II.


Esta acção conjunta veio permitir a concepção de uma metodologia de trabalho em torno dos artesãos e artesanato dos respectivos territórios a qual se baseou num trabalho de campo exaustivo perspectivando o conhecimento profundo dos artífices -actores fundamentais na conservação do património rural, dos ofícios tradicionais –actividades de expressão local- e das próprias peças e produtos enquanto apresentações simbólicas da cultura local.

Parceiros

  ADICES DUECEIRA MONTAÑAS DEL TELENO

 

Pela primeira vez foi concretizada no nosso território uma acção ampla visando este sector de actividade o qual congregou numa única base de dados toda a informação individual e de conjunto. Através de entrevista a cada artesão foi possível o seu recenseamento, identificando as características da sua actividade e do trabalho produzido, divulgando-o e promovendo-o com recurso à plataforma electrónica comum. Este projecto permitiu, ainda, dotar os artesãos com materiais de apoio à comercialização do seu artesanato -etiquetas, cartões promocionais, sacos de dimensões diversas e com placas em ferro forjado para sinalização das suas unidades artesanais. Também constituiu um dos objectivos inerentes à acção, a mediação entre estes e o PPART- Programa para a Promoção dos Ofícios e das Micro-empresas Artesanais, perspectivando a sua certificação com o “Estatuto do Artesão”.


No âmbito do PRODER- Programa de Desenvolvimento Rural e no seu Eixo LEADER continua a ser uma opção estratégica da Dueceira-ELOZ o apoio aos artesãos e artesanato das terras de Entre serra da LOusã e Zêzere, de que o trabalho patente neste site constituí exemplo.