Descobrir o Cabeço do Peão


Clique para aumentar as imagens


“(…) A Mata Municipal do Cabeço do peão com uma área aproximada de 33,6 hectares é uma área de propriedade municipal de dimensão significativa, atendendo à sua localização adjacente à zona urbana da Vila, assumindo-se como o pulmão da vila de Figueiró dos Vinhos e vocacionada para zona de recreio e lazer.

O seu ponto mais alto ronda os 500 metros, no local onde se situa a Capela de St.º António.

Em toda a sua área abundam espécies florestais, em que domina o eucalipto e o pinheiro bravo, mas onde ainda se podem referenciar carvalhos, azinheiras, loureiros, medronheiros, para além de espécies arbustivas como a urze branca, a giesta amarela e a carqueja, conjunto que empresta à paisagem belas tonalidades.

A zona dispõe de parque de merendas, circuito de manutenção, parque infantil, campos de ténis e de uma rede de caminhos pedestres, aspectos que configuram excelentes momentos de descontracção e repouso à sombra do frondoso arvoredo que a protege do Sol em dias de Verão (…)”.

Vale a pena perdemo-nos por aqui e descobrir, num espaço sobranceiro ao casco urbano, o verde de uma floresta preservada.


Fonte: texto e imagens site oficial do Município de Figueiró dos Vinhos em www.cm-figueirodosvinhos.pt