Fauna e Flora das Medas


Clique para aumentar as imagens


O concelho de Vila Nova de Poiares situa-se numa bacia rodeada de serras. É um concelho com paisagens de largos horizontes, com recantos pitorescos e aprazíveis. A Serra do Carvalho, a Serra do Bidueiro, a Fraga e as margens do rio Mondego e rio Alva constituem exemplos de espaços naturais onde se desfrutam belas paisagens e se pode observar o património natural local.

No Parque das medas, local onde se instalará a futura Escola do Ambiente, é possível partir à descoberta da natureza em percursos descobertos ao acaso da nossa vontade e dos nossos passos…

Na natureza, ainda em estado selvagem, predominam algumas espécies arbóreas tais como os Pinheiros bravo e manso, o Eucalipto, o Sobreiro, o Carvalho cerquinho, o Carvalho negral e a mimosa. Existem, também, inúmeras espécies de arbustos rasteiros das quais reconhecemos, em maior profusão, a Esteva, o Tojo e a Carqueja.

É possível perdermo-nos por aqui, em busca de flores campestres que sulcam os caminhos, à espera do nosso olhar. Ou, ainda, colhermos folhas e ervas para a construção de um herbário escolar.

A fauna local é constituída, sobretudo, por coelhitos bravos, uma ou outra lebre fugidia, algumas perdizes e uma amálgama de passaritos – melros, toutinegras, pardais, corvos - que nos deliciam com o seu chilreio e que entre voos ondulantes, ora pousam num ramo de árvore, ora saltitam em campo aberto para, de novo, se lançarem na liberdade do espaço.