Conquistar Santa Luzia


Clique para aumentar as imagens


No concelho da Pampilhosa da Serra, numa zona de grande beleza embora ainda pouco conhecida, situa-se a barragem de Santa Luzia.

A água e a floresta, o verde e o azul, constituem uma companhia constante para quem se aventurar a desbravar a natureza.

O percurso não é completamente tranquilo, nem para os sentidos – que estarão em alerta permanente - nem para o físico – ao qual será exigido dose sumplementar de energia. Trata-se, porém, de uma actividade acessível em caminho de serra, mas com subidas e descidas acentuadas. Por tal, o cuidado em utilizar calçado adequado. Um bastão, aproveitado de qualquer ramo encontrado à beira do caminho, pode constituir-se uma ajuda preciosa.

Trata-se de uma região onde impera o xisto, marcada por relevos extremamente acidentados, com grandes declives e vales muito profundos, onde se instalam linhas de água que, na sua maioria, desaguam no Rio Zêzere. Refazemos, pois, antigas rotas do pastoreio local.

Poderemos iniciar o nosso passeio em Cabril. Seguindo por um caminho rural, a meia encosta, teremos uma vista espectacular sobre o vale do rio Unhais e da garganta rochosa quartzítica que rodeia o dique da barragem de Santa Luzia, em direcção a Vale Grande. Atravessaremos o rio na ponte e subiremos até ao cimo do imenso rochedo localizado a 930 metros de altitude.

Desse ponto, contemplaremos a impressionante paisagem sobre toda a região. Aí, sentados num rochedo, poderemos saborear a merenda, sentir a envolvente em toda a sua amplitude, fotografar a flora local e deliciar com os sons simples da natureza que nos cerca. A paisagem é ampla, esmagadora e bela, abrangendo os horizontes das Serras da Estrela, da Gardunha, do Açor e da Lousã.

Quando saciados, desceremos em direcção à albufeira da Barragem de Santa Luzia, passando por uma gruta, a Buraca dos Mouros. Já na albufeira, com a devida precaução, refresquemo-nos com um banho na piscina flutuante ou então, simplesmente, um molhar de pés, fontes e mãos numa água límpida e convidativa.

Imagens - Fonte: Site Imagens da Pampilhosa em http://imagenspampilhosa3.no.sapo.pt e Site Pampilhosa em Imagens em http://www.pampilhosaemimagens.com