Castanheira de Pera

 

Breve Apresentação

A Neve do Rei…

O Alto do Trevim (a 1.204m de altitude) e o Santo António da Neve são os pontos mais elevados da Serra da Lousã, constituindo-se como uns imensos planaltos, locais privilegiados para desfrutar da imensidão da paisagem e inspirar um ar de qualidade invejável.

Daqui saía o gelo que iria refrescar o paço real em Lisboa, num trajecto que reflectia a vida difícil dos povos serranos em épocas passadas.

Situando-se na vertente mais soalheira da Serra, as povoações do concelho surgem altivas espalhadas pelo vale, acompanhando o percurso sinuoso da Ribeira de Pera que, aqui e ali, se despenha em pequenas cascatas.

Desde tempos imemoriais, o concelho desenvolveu-se com base nas artes e ofícios relacionados com a pastorícia, sendo este um dos factores determinantes para o surgimento de grandes fábricas de lanifícios que, em finais do século XIX, fizeram das terras de Castanheira de Pera o terceiro pólo industrial do país.

No decurso dos últimos cinco anos, tem-se porém o Turismo destacado como actividade económica preponderante na evolução do concelho, assumindo o complexo turístico da Praia das Rocas como o ponto fulcral numa política de viragem e combate ao profundo problema de envelhecimento e desertificação humana do concelho. Este espaço, construído em torno da Ribeira de Pêra e do seu aproveitamento hídrico, surge como uma zona fluvial de lazer inovadora, que recorre a tecnologia de ponta para a simulação de ondas e a criação de um ambiente de praia de mar a 500 metros de altitude, situação per si utilizada estrategicamente enquanto marketing da zona e do próprio local.

Generalidades sobre o concelho de Castanheira de Pera

Gentílico

Perense

Área

66,86 km²

População

3 733 hab. ( 2001)

Densidade populacional (hab./ km²)

59,5

Número de freguesias

2 [ Castanheira de Pera e Coentral]

Região

Centro

Sub-região

Pinhal Interior Norte

Distrito

Leiria

Antiga província

Beira Litoral

Confrontação Geográfica

Nordeste: Góis
Sueste: Pedrógão Grande
Oeste: Figueiró dos Vinhos
Noroeste: Lousã

Principais Recursos hídricos

Ribeira de Pera

Ano de Fundação

1914, 04 de Julho

Brasão e Bandeira

        

Mapas

Personagens Ilustres

António Alves Bebiano (1831-1911) Visconde de Castanheira de Pera, grande dinamizador da indústria têxtil local.

Professor Doutor Fernando Baeta Byssaia Barreto Rosa (1886-1974) Ilustre médico fundador de uma obra com grande alcance social na Beira Litoral, nomeadamente a Casa da Criança, o Portugal dos Pequenitos, entre outras.

Dom Manuel Agostinho Barreto (1835-1911) Sagrado Bispo do Funchal, grande inovador do ensino do seminário.